terça-feira, 5 de maio de 2009

QUE VIVA TUTTI GIORNI!!

Hoje infelizmente, dia 5 de maio, irá a leilão o templo dos desenhistas gaúchos, o bar Tutti Giorni. Lá, toda semana desde os anos 90, se reúnem os artistas da Grafar - Grafistas Associados do Rio Grande do Sul. Suas paredes são forradas de desenhos, ilustrações, charges, cartuns e quadrinhos, todos originais.
Enquanto isto, na Itália o restaurante U Giancu, similar de nosso Tutti Giorni, é ponto turístico em Gênova, recebendo anualmente desenhistas do mundo inteiro, além da visita de intelectuais, políticos e populares.
Este caso lembra quando na década de 1970 a nossa primeira mulher cartunista, Nair de Teffé – Rian, foi despejada de sua casa aos 80 anos de idade e só foi salva por ex-esposa de presidente da república e militar, Hermes da Fonseca. É difícil esquecer também em 2004, quando a secretária da cultura de São Paulo fechou o MAG, Museu das Artes Gráficas. Até hoje o museu está fechado e seu acervo com mais de 10.000 originais permanece guardado gentilmente pela editora Devir enquanto o nosso atual Secretário da Cultura e sua equipe não querem nem conversar sobre o assunto.

TUTTI GIORNI NO BRASIL












ENQUANTO ISTO NA ITÁLIA...

Nenhum comentário: