quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cannon Fodder, uma animação de Katsuhiro Otomo



* (como tá em japonês vou explicando. Não se preocupe, como é bem expressivo, creio que dará para entender o essencial).

* (acessando pelo Youtube nos "vídeos relacionados" tem uma versão com legendas em inglês mas com bordas pretas)

Cannons Fodder mostra um país militarizado ao extremo. Nessa 1° parte vejam como todas as contruções (mas todas mesmo) têm canhões. Toca a cilene militar mas as pessoas estão tão acostumadas que é como se fosse a cilene do colégio.



Aqui a rotina do pai. Todo dia preparam uma imensa bomba para o general lançar após um pomposo (e inútil) ritual. Com o lançamento da bomba, todos os operários gritam "viva" e o chefe diz para as operárias que o expediente está encerrado. Como comentou um amigo, é a bomba que regula a vida social desse lugar. Na saída vemos uma manifestação pedindo para que o gás usado no local de trabalho seja menos venenoso. Peraí, manifestações democráticas dentro de um país militarizado? E na cena seguinte os operários descansando tranquilamente em cima do canhão gigante. Ué? Por que tanta tranquilidade? O país não tá em guerra? Humm...



O pai se descuida e recebe uma bronca: "Falhas não são permitidas! precisamos vencer o inimigo!" Já em casa o filho pergunta "Afinal contra quem estamos lutando?" e o pai responde: "Quando você crescer vai entender". E o filho dorme e sonha (ingenuamente) com um país corajoso e vencedor.

Genial: o país é militarizado, mas não está em guerra! Todos os dias lançam bomba para o nada, como pretexto para organizar a sociedade, instituir a hierarquia, a disciplina, a ordem, a economia... É de se refletir a respeito, não? Após refletirem, reflitam mais essa: Quem é mais bobo? Cannon Fodder que joga bombas para o nada ou os países que guerreiam uns contra outros com a mesma finalidade? (Vejam um quadrinho meu: "Crise e Guerra"!)


Nenhum comentário: