quarta-feira, 1 de abril de 2009

Al Hirschfeld...The Line King



Hirschfeld ficou conhecido por suas caricaturas inteligentes e engraçadas de pessoas como os Irmãos Marx e Barbra Streisand. Ele chegou a desenhar Katharine Hepburn quase sem olhos e Colleen Dewhurst como uma mandíbula.

"Eu saio do teatro com um monte de anotações abstratas que eu traduzo em linhas. O importante é que o desenho pareça um pouco com o ator que estou desenhando. Há um monte de tentativas e erros e um monte de coisas apagadas até que chegue o mais longe que possa, antes da pintura final. Não é um processo bonito", disse Hirschfeld em entrevista em 1999.

Seu trabalho foi publicado durante sete décadas nas páginas de teatro do jornal "The New York Times", bem como em livros e coleções de museus como o Metropolitan Museum of Art, em Manhattan.

Na entrevista de 1999, quando tinha 95 anos, ele disse que finalmente estava ficando bom no trabalho.

"Após 70 anos de desenho é preciso melhorar, caso contrário você é um tolo. É uma questão de eliminação e entendimento, de tentativa e erro, e de repente algo aparece, uma epifania", disse.

O artista também ficou conhecido por esconder a palavra "Nina", nome de sua filha, entre as linhas dos seus desenhos.

Encontrar as "Ninas" nas suas caricaturas no jornal tornou-se um ritual nos Estados Unidos.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos chegou a usar seus desenhos em um exercício. A caricatura era mostrada em uma tela gigante durante 20 segundos para grupos de 100 pilotos encontrarem os nomes escondidos.

Hirschfeld ganhou um prêmio Tony especial por sua arte. O documentário "The Line King", de 1966, conta a história de sua vida.

Hirschfeld nasceu em 21 de junho de 1903 em St. Louis. Ele deixa a viúva, a filha Nina, fruto do casamento com sua falecida esposa Dolly Haas, e dois enteados, Jonathan e Antony Kerz.

Nenhum comentário: